quarta-feira, 28 de março de 2012

CHAPADINHA, MEU AMOR POR TE É IGUAL AO FILHO QUE JA NASCE AMANDO SUA MÃE










CHAPADINHA EU AINDA NEM EXISTIA, E JÁ TE AMAVA.
MEU AMOR POR TE É IGUAL AO FILHO QUE JA NASCE AMANDO SUA MÃE.
NÃO IMPORTA COMO TU ESTEJAS, SEMPRE TE AMAREI E TE DEFENDEREI ATÉ MESMO DE ALGUNS DOS TEUS INGRATOS FILHOS MINHA LINDA CHAPADA.
QUERIA EU TER NASCIDO NA TUA ÉPOCA, ASSIM EU TAMBÉM SERIA TEU ETERNO AMOR.
PARABÉNS CHAPADINHA, DIA 29 DE MARÇO SERÃO 74 ANOS DE AMOR ETERNO AMOR.
SÃO OS VOTOS DO MOVIMENTO
AME CHAPADINHA - AMIGOS ETERNOS DE CHAPADINHA








CHAPADINHA A PRINCESA DO BAIXO PARNAIBA


Somos um município no leste do Maranhão, localizado na região do baixo parnaíba, nossa área é 3.279,3 km², VELOCIDADE DO VENTO: 3,4 km/h, TEMPERATURA: 25º média 29º máxima 37º, estamos a 240 km de São Luis e nossa população é de aproximadamente 100.000 habitantes. O maior chapadinhense da nossa história é o rio munim que aqui nasce no tabuleiro dos batistas. O nosso título de princesa do baixo Parnaíba surgiu na época de nossa emancipação, no mesmo decreto foram emancipadas varias cidades, dentre elas, éramos e ainda somos, a belíssima entre todas as belas.

UMA TERRA COSMOPOLITA QUE SE TORNOU O PORTAL PARA O NORDESTE
Segundo antigos historiadores, chapadinha nasceu por volta do século XVIII, com fixação em 1783, e era aproximadamente a 500 metros do centro da cidade na direção Sul, mais precisamente no bairro da Aldeia. Naquele local se encontravam descendentes dos índios Anapurus da tribo Tupi, os mesmos habitantes terras do baixo parnaíba, localizada na estrada entre o Porto da Manga (Nina Rodrigues) e Vila de Brejo (Brejo) natural das boiadas, de onde demandava Caxias e Piauí, ou daí procediam rumo a capital do Estado, o povoado prosperou rapidamente atraindo comerciantes e outras famílias vindas do Piauí, Ceará, Paraíba e vários outros estados. Hoje, após cerca de 229 anos de sua primeira povoação, foram 111 anos na condição de povoado, outros 52 anos como vila, 74 anos como cidade e agora 23 anos do melhor carnaval do interior do Maranhão.

A ALDEIA
Chapadinha foi um dia o paraíso dos índios, que antes viviam pelo Brasil a fora principalmente no litoral, e que em razão das perseguições dos colonos europeus, se dividiram e migraram para outras regiões e assim vieram morar na chapada. .

A CHAPADA DAS MULATAS
Estamos numa chapada a cerca de 500 metros a cima do nível do mar, em face dessa topografia plana e da cor morena das primeiras mulheres que habitavam o local, na colonização recebeu o nome de CHAPADA DAS MULATAS.

A VILA
Foi elevada a categoria de Vila Em 1870, o povoado já tinha uma sub-delegacia de policia um distrito de paz, um batalhão de guarda nacional, um comissário vacinador, uma cadeira de primeiras letras para meninos, criadas pela Lei Provincial nº 268 de setembro de 1849. a povoação dispunha de uma capela coberta de telhas embora as casas em sua maioria fossem umas verdadeiras palhoças, a lavoura constava de arroz, milho, feijão, algodão e fumo..., A população de toda a freguesia era avaliada em mil pessoas.

A CIDADE - NASCE UMA PRINCESA
Antigo município de Vargem Grande, comarca de Itapecuru-Mirim, foi desmembrando de Brejo pelo Decreto Lei nº45 de 29 de março de 1938, pelo interventor do Estado do Maranhão Paulo Ramos, emancipando a categoria de cidade.

Fonte:
. IBGE,
. http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapadinha ,
. SELBACH, Jeferson Francisco. Chapada das Mulatas: postagens de um blogueiro. Chapadinha: Ed. do Autor, 2007,
. CALDAS, Ormanne Fortes Menezes. Compilações da História e Causos de Chapadinha – livro em fase de edição pela Ame Chapadinha.